Ementa da Disciplina: Composição das demonstrações contábeis e financeiras. Leitura gerencial das demonstrações contábeis e financeiras. Interpretação das demonstrações contábeis e financeiras através de indicadores. Tomada de decisões a partir da interpretação das demonstrações contábeis e financeiras. Elaboração de pareceres e diagnósticos de empresas. Origem e evolução da controladoria. A controladoria e o processo de gestão.

Objetivos da Disciplina: Desenvolver o raciocínio do aluno de forma a ampliar o seu conhecimento técnico sobre a disciplina. Garantir um aprendizado que permita desenvolver a postura gerencial nas atividades profissionais, bem como concluir sobre a real situação econômico-financeira das empresas, como instrumento de apoio à tomada de decisões no meio empresarial.

Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis

Conceituação de tributos federais. Base de cálculo e cálculo dos tributos.contabilização dos tributos federais. Regimes de tributação. Elaboração dos livros fiscais. Identificação das obrigações acessórias dos tributos federais. Planejamento tributário: simulação e análise dos sistemas de tributação. Elaboração de Balancete de Verificação. Encerramento do exercício social e elaboração do Demonstrativo do Resultado do Exercício e do Balanço Patrimonial conforme legislação vigente.