Programação

  • Apresentação da disciplina

    BEM VINDOS à disciplina de Teoria e História do Design! Conto com a parceria entusiasmada de vocês para fazermos aulas de muito aprendizado e diversão. Será uma troca muito interessa! Segue abaixo algumas informações importantes sobre a disciplina:

    Objetivo: oportunizar uma visão reflexiva e prática sobre o Design a partir de estudos de conceitos, processos e fatos históricos.

    • Conhecer os processos e correntes históricas, sociais, culturais e econômicas que originaram o Design no Brasil e no mundo;
    • Apreender definições e conceitos básicos do Design;
    • Conhecer as áreas de abrangência e atuação profissional do design;
    • Ampliar os conhecimentos sobre os processos de design e suas ferramentas projetuais.
    • Compreender a aplicabilidade do Design nos contextos social, político, econômico e ambiental.

    Avaliação: avaliação teórica; projetos práticos; pesquisas; frequência (assiduidade); pontualidade. 

  • Aula 2 -

    Olá, pessoal!

    Na aula de hoje vamos continuar nossa discussão sobre a atuação do design e sobre a postura que temos que assumir enquanto designers. Para darmos continuidade aos nossos estudos, proponho a realização de uma pesquisa das áreas afins: moda, produto, interiores e gráfico. Abaixo detalhes da tarefa. 

    Em grupos, realizem uma pesquisa na área escolhida. Considerem informações que acham importantes para um estudante de design. Abaixo algumas sugestões:

    - Áreas afins;

    - Funções/atividades do designer nesta área

    - Onde este designer pode atuar?

    - Cases/exemplos de trabalhos na área

    - Remuneracão/ situação do mercado na área

    - Cada grupo deverá planejar um glossário visual que represente o universo da profissão através de palavras e imagens-chave. 

    Combinações: além da apresentação das informações da área em PowerPoint (ou Prezi), todos os grupos prepararão uma produção textual para distribuir aos colegas como material de estudo (material digital com 2 páginas, no mínimo).

    CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: A avaliação deste trabalho considerará a qualidade do conteúdo apresentado (considerando os itens acima) e a criatividade do glossário.

    CRONOGRAMA:

    10/03: os grupos terão até o horário do intervalo para finalizar seus trabalhos. As apresentações iniciarão às 21h10min do mesmo dia.

    17/03: entrega da produção textual em arquivo digital (formato Doc ou PDF).

    Bom trabalho! :) 

  • Aula 3 - Origem do Design

    Olá, pessoal! Este tópico apresenta o design dentro do contexto da industrialização. Para tanto, nossos estudos estão considerando dois livros: 

    - Uma introdução à história do Design - Rafael Cardoso (capítulos 1, 2 e 4 - até pág. 85)

    - Objetos de Desejo - Adrian Forty (pág 19 a 85)

    Além desses livros, segue abaixo outras referências de estudo. Boa leitura! :)

  • DESIGN MODERNO

    Olá, pessoal! Dando continuidade aos nossos estudos sobre a história do Design, é relevante entendermos sua prática durante as guerras. Não teremos aula na próxima quinta-feira (26/05), mas peço que leiam os textos indicados abaixo para tornar nossa próxima aula bem "vitaminada".

    Sugestão para o feriado: um filme bem legal que contextualiza a época Art Déco chama-se "O Grande Gatsby" (The Great Gatsby). Existe uma nova versão com o ator Leonardo de Caprio. Sugiro que aproveitem o feriado para curtir esse filme com a família (e com olhos de designers). Prestem atenção na no figurino, nas mobílias e em todos os objetos desta época. Divirtam-se!! :)

  • Design Pós Moderno

    Nas duas próximas aulas abordaremos o design Pós Moderno, cujo estilo rompe com o modernismo e se apresenta em estruturas fragmentadas, múltiplas e cheias de ruídos. Bastante visível no design gráfico, na moda e design de produto, foi influenciada por movimentos como o Psicodelismo, o Underground, a New Wave, o Punk e pela revolução digital dos anos 80. As aulas serão realizadas em formato de seminários, cujos temas serão apresentados por vocês. Segue a tarefa que valerá como avaliação G2. 

    Tarefa: realizar uma pesquisa em cima de um dos movimentos/grupos que contribuíram para a formação do Design Pós Moderno.

    • Push Pin Studio (Milton Glaser) – design gráfico
    • New Wave - moda
    • Punk – moda e design gráfico (fanzines)
    • Grupo Memphis
    • Revolução digital (Neville Brody, April Greiman, David Carson)

    O que apresentar?

    - Uma breve caracterização do movimento/grupo: época, contextualização histórica, principais artistas/designers.

    - Exemplos ilustrativos.

    - Fontes de pesquisa.

    - Duração da apresentação: 20 minutos. 

    O que entregar?

    Para os colegas: um resumo com exemplos ilustrativos em arquivo PDF, a ser disponibilizado aos colegas. Fontes de pesquisa deverão ser apontadas.

    Para a professora: pPara a professora deverá ser entregue uma versão impressa da apresentação com o apontamento das fontes de pesquisa e o nome de todos os integrantes do grupo.

    Critérios de avaliação:

    - Caracterização do movimento/estilo conforme pedido;

    - Apresentação de exemplos ilustrativos;

    - Atendimento do tempo de apresentação: 15 a 20min (no máximo);

    - Oferecimento do resumo em arquivo PDF para os colegas e professora;

    - Apresentação atraente e criativa - com fator surpresa;

    - Todos os componentes do grupo deverão estar presente nas apresentações. Ausentes serão dirigidos à substituição de graus.

    - A ata do G2 será assinada na segunda noite de apresentações e todos da turma devem estar presentes nesta noite. 

    Bom trabalho! :) 

     

  • A PRÁTICA DO DESIGN HOJE

    Olá, pessoal. Após estudarmos a atuação do design ao longos dos anos, chegou a hora de falamos da sua atuação nos dias atuais. Peço que façam a leitura abaixo para, no dia 23/06, fecharmos a disciplina com uma rica discussão sobre a prática do design nos dias atuais. Conto com a participação de todos, abraços! :)

  • Tópico 13

    • Tópico 14

      • Tópico 15